Anodização é o processo pelo qual um filme de óxido natural é artificialmente produzido no alumínio, por meio do ânodo de um eletrólito. O filme anódico recém-formado, antes do estágio final de selagem, é poroso e pode absorver material de coloração. Sendo está a base da maioria dos acabamentos coloridos anodizados e possibilita a impressão em determinadas áreas, reproduzindo claramente pequenos detalhes. As mais diferentes tonalizações podem ser impressas por meio da impregnação do filme com sensíveis sais de prata, transformando o metal numa chapa fotográfica.
Uma variada gama de cores para aplicações arquitetônicas podem também ser obtidas sem uma separação do tratamento de coloração. Uma porcentagem controlada de silício e outros elementos são introduzidos na composição da liga, modificando a composição de eletrólito. A durabilidade das cores independe da solidez à luz dos corantes ou dos pigmentos e eles são, por isso, especialmente duráveis.
A anodização de coloração natural também é frequentemente empregada para conferir uma resistência adicional à corrosão. O filme é uniforme e duro, e acessórios interiores de alumínio, como maçanetas de portas, são frequentemente anodizados para aumentar sua resistência ao uso.