Processo de extrusão nada mais é, do que a transformação termomecânica no qual um tarugo de metal é forçado a fluir através do orifício de uma matriz (ferramenta), sob efeito de altas pressões e temperatura, adquirindo assim a forma pré-determinada pelo projetista da peça.
Em geral a configuração das formas, chamadas de matrizes de extrusão, é transferível e vazada, mas também pode ser cheia. Em função de sua construção sólida e resistente, a geometria da matriz não se altera pelo uso contínuo, tendo assim uma vida útil longa.
Os produtos extrudados tem secção transversal constante com dimensões bastante precisas, podendo no caso de peças compridas serem cortadas ou fatiadas de acordo com a necessidade de uso.
Hoje, sistemas de fachadas de cortinas, componentes de carrocerias de ônibus e caminhões, portas e janelas, estruturas aeroespaciais e centenas de outros itens são fabricados a partir de perfis de alumínio extrudado.
A diversidade de perfis que podem ser extrudados em alumínio é praticamente ilimitada. O processo reduz custos, pelo fato de eliminar operações de usinagem ou junção, possibilita a obtenção de secções mais resistentes pela adequada eliminação de juntas frágeis e uma melhor distribuição de metal. Os principais tipos de produtos extrudados são os perfis sólidos, tubulares e semi–tubulares. São ideais para aplicação nos setores de construção civil, bens de consumo, indústria elétrica e transportes.